Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Profissionais da área de Educação participaram do Encontro de Estudos da BNCC

Na tarde desta terça-feira, dia 15/05, foi realizado através do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Norte Gaúcho, presidido pela Secretária de Educação de Marau Fernanda Brandoli, um Encontro de Estudos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  O evento reuniu professores, coordenadores, diretores de escola além de Secretários de Educação de 33 municípios inscritos no evento.

Na oportunidade foi possível uma partilha de experiências com o objetivo de em longo prazo desenvolver uma identidade educacional a nível regional. Durante o evento foi realizado oficinas temáticas das Competências Gerais da BNCC que são: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania.  Após as oficinas, a Associação dos Municípios do Planalto Médio – AMPLA ofereceu um Coffee Break aos participantes do evento.  

Conforme explica a Secretária de Educação de Marau e Presidente da ADE Fernanda Brandoli “Nossa intenção é unir os municípios, fortalecendo suas potencialidades, descobrindo suas fragilidades e construindo uma identidade regional em termos de Educação. Quanto ao estudo da BNCC, ele só terá sentido se reverberar nas instituições de ensino com apropriação e debate na reconstrução dos Referenciais das Redes aliados aos Projetos Políticos Pedagógicos e aos Planos de Aula dos professores, ou seja, todos os atores do processo educativo devem estar mobilizados com o objetivo de construir aprendizagens significativas”. Este foi o primeiro encontro realizado, mas a Secretária Fernanda Brandoli já destaca que muitos encontros como estes vão ser realizados no decorrer do ano.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE é um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de Municípios com proximidades geográficas e características sociais e econômicas semelhantes busca compartilhar experiências e solucionar, conjuntamente, dificuldades na área da Educação.

 

Educaco

0
0
0
s2smodern
Categoria: