Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Festejos Farroupilhas foram sucesso em Marau

Cultura gaúcha em evidência no município.

Obteve pleno sucesso a programação dos Festejos Farroupilhas desenvolvido pela Prefeitura de Marau entre os dias 7 e 20 de setembro.

Com o tema “Campeirismo”, as atividades contaram com Acampamento Farroupilha que levou grande público até o Parque Lauro Ricieri Bortolon, a Tertúlia que evidenciou os talentos locais, Surungo de Candieiro, Churrasco Solidário ao HCR, Gincana Campeira, Laço Farroupilha, gineteada, Aberto de Quatrilho, jogos campeiros (bocha, truco e tertafe), oficinas campeiras, Grenal de Bombacha entre outras.  

Na manhã da quinta-feira, dia 20, feriado estadual, mais de trinta grupos percorreram a Av. Júlio Borella, a pé, a cavalo ou em caminhões, evidenciado a cultura gaúcha. O desfile foi prestigiado por grande público.

Coube ao patrono dos Festejos Farroupilhas 2018 José Pedro Thomé conduzir a Chama Crioula do Parque Lauro Ricieri Bortolon até o Altar da Pátria, fazendo o acendimento da pira para dar início ao desfile.

            Prestigiaram a cerimônia de abertura do desfile o Prefeito Iura Kurtz, a Primeira Dama Catiana Ribeiro Kurtz, Vice-prefeito Rui Carlos Gouvêa, Presidente do Legislativo Vilmo Perin Zanchin, Capitão da Brigada Militar Sérgio Nogueira Pagliarini, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Josias Trento, entre outros secretários, vereadores e autoridades.

Coube a Brigada Militar abrir o desfile, seguida do pelotão da Brigada Militar Mirim, Corpo de Bombeiros, Corpo de Bombeiros Mirim, Prenda Farroupilha Paola Fonseca Tonin e Patrono José Pedro Thomé, Soberanas da Expomarau 2019 a rainha Jéssica Bellini Goulart e as princesas Luísa Nunes Piccoli e Vanessa Maculan, CTG Sentinelas do Pago, CTG Felipe Portinho, GTCC Anitas e Garibaldis, Departamento de Tradições Gaúchas Tabernaculo’s, Grupo de Cavaleiros Última Tropeada, Grupo Cultural de Cavaleiros Potro Sem Dono, Centro de Formação de Condutores Marau, Projeto AABB Comunidade, Campeira do Projeto AABB Comunidade, Campeira Sentinelas do Pago, Campeira Felipe Portinho, Grupo de Cavaleiros Última Tropeada, acompanhado pelo Piquete de Laçadores Porteira Velha do Passo da Cruz (interior de Mato Castelhano), campeira do Grupo de Cavaleiras e Cavaleiros Anitas e Garibaldis, Campeira do Grupo Cultural de Cavaleiros Potro Sem Dono, Grupos de Cavaleiros Sepé Tiarajú e Cortando Coxilha, Piquete de Laçadores Os Parceiros, Grupo de Artes Nativas Capitão João La Maison, Piquete de Laçadores Filhos de Soledade, Galpão da Amizade, Sentinelas do Capingui, Potro Xucro, Tropeiro dos Pampas e Grupo Velha Canhada, filiado ao CTG Pousada dos Tropeiros de Santo Antônio do Palma. Encerrando o desfile, passaram pela Avenida a cavalo o Prefeito Iura Kurtz e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Josias Trento.

“Precisamos evidenciar e valorizar nossa Cultura Gaúcha. O conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos do povo Rio-grandense demonstra o amor por este Estado e o orgulho de nossas raízes. É preciso estar junto das entidades e com a população, valorizando e cultuando estes momentos importantes da nossa cidade”, destacou o Prefeito Iura Kurtz.

Após os eventos da tarde, às 18 horas, houve o encerramento oficial da programação e extinção da chama crioula, no Parque Lauro Ricieri Bortolon.  

Desfile site

0
0
0
s2sdefault
Categoria: