Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Comunidades do interior começam a receber internet e telefonia

Parceria entre a Prefeitura, Consepro e Coprel já tem sua primeira fase em andamento.

A Prefeitura de Marau, numa parceria com o CONSEPRO e COPREL está próxima de concluir a primeira etapa da instalação de cerca de 40Km de fibra óptica que está levando internet e telefonia para a área rural de Marau. As equipes técnicas já estão finalizando a cabeamento das fibras no interior do Município.

Nesta primeira etapa a instalação foi feita na região das comunidades de São Caetano, São Miguel, Cachoeirão e Veado Pardo. As localidades foram escolhidas a partir de um estudo da COPREL buscando a sustentabilidade do sistema.

“O acesso à comunicação com qualidade no campo é uma das grandes prioridades demandadas pelos jovens para permanecer e até retornar nas propriedades das famílias. Essa era um compromisso que assumimos com os produtores rurais e estamos colocando em prática. Nos próximos anos dezenas de outras comunidades serão atendidas neste projeto que é inédito em todo Brasil”, frisa o Prefeito Iura Kurtz.

O investimento da Prefeitura nesta primeira etapa do projeto será de R$ 250 mil, através de repasse ao CONSEPRO que serão destinados a instalação da fibra óptica do Projeto Olho Vivo e também para levar internet às escolas do interior. Câmeras de segurança também serão instaladas em pontos estratégicos do Meio Rural.

Graças ao convênio, a COPREL utilizará esta mesma estrutura da fibra óptica para levar telefonia e internet banda larga para as comunidades e desta forma, sem gerar custos extras para a Prefeitura.

Agora, cada morador poderá aderir aos planos de telefonia e internet disponibilizados pela COPREL, escolhendo o que mais se encaixa no bolso de cada um. A partir de grandes investimentos na estrutura (100% fibra óptica), a internet da Coprel proporciona a melhor tecnologia disponível no mercado. Sua principal vantagem é a transmissão de dados em longas distâncias, sem perda de sinal e qualidade, com altíssima velocidade.

Além de fornecer internet de alta velocidade, a estrutura da rede de fibra já está preparada para operar com multisserviços: além de imagem, voz e dados, as redes suportam o desenvolvimento de Intranets, circuitos dedicados e sistemas de segurança.

A segunda etapa deverá iniciar já no próximo ano e contemplará mais comunidades a serem definidas pela própria empresa.

internet1

0
0
0
s2sdefault
Categoria: