Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

“Domingo no CTG” aconteceu neste final de semana em Marau

Organizado pela Prefeitura em parceria com Entidades, o evento divulgou as tradições gaúchas.

A Prefeitura de Marau, numa parceria com a 7ª Região Tradicionalista promoveu neste final de semana, dia 4 de novembro o “Domingo no CTG”, no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon. Para ver o ÁLBUM DE FOTOS, CLIQUE AQUI.

O objetivo principal do Projeto é divulgar e difundir as tradições gaúchas para toda a sociedade e não apenas aqueles que frequentam os Centros de Tradições, mas especialmente quem ainda não conhece a cultura do Rio Grande do Sul.

O evento iniciou pela manhã com a Oficina do Chimarrão, lidas de campo com marcação, cura, manejo, desmame, manejo de cabana de cavalo crioulo, oficinas de vaca parada, cordas, encilhas, cutelarias, brincadeiras, danças tradicionais e indumentárias, oficina de produção de erva mate e o Projeto Aventuras da Terra Gaúcha com Erlon Péricles e Maninho Pinheiro.

Por volta das 10 horas, no Paço Municipal ao lado da Prefeitura, o Presidente da Associação de Tradicionalistas Gaúchos de Guaíba, Adriano Pereira, entregou a chama oficial que veio do seu Município, onde foi desenvolvida a primeira edição do evento, ao Prefeito Iura Kurtz. Após, juntamente com os demais tradicionalistas, seguiram a cavalo pela Av. Júlio Borella até o Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon para a abertura oficial do evento.

Na ocasião, coube ao Prefeito Iura Kurtz, entregar a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi e ao Coordenador Executivo do Projeto Domingo no CTG, Airto Timm, a chama simbólica, e esta por sua vez, acenderam o candeeiro que permaneceu iluminado por todo o domingo.

Fizeram uso da palavra o Prefeito Iura Kurtz, Presidente Poder Legislativo Vilmo Zanchin, Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi e o Coordenador Executivo do Projeto Domingo no CTG Airto Timm.

“Quando apoiamos e incentivamos o movimento tradicionalista não o fizemos simplesmente porque admiramos mas porque acreditamos que estamos fortalecendo algo que pode ser decisivo para o futuro do nosso Estado e país. Dentro das nossas entidades temos a certeza de que estamos trabalhando e formando cidadãos diferenciados que vão construir sua trajetória naquilo que é correto”, salientou o Prefeito Iura Kurtz.

Na parte da tarde, prosseguiu o Projeto Aventuras da Terra Gaúcha com Erlon Péricles e as atividades campeiras, lides de galpão, gravação de documentários e entrevistas, além de poesias e trovas. O show-baile foi com os grupos Os Reis do Fandango, Manotaço, César Oliveira, Joca Martins,  Cristiano Quevedo e Erlon Péricles.

O evento foi uma parceria entre a Prefeitura, RBS TV, Repórter Giovani Grizotti, 7ª Região Tradicionalistas e Entidades locais e regionais.

WhatsApp Image 2018 11 06 at 15.26.17

0
0
0
s2smodern
Categoria: