Prefeitura de Marau (RS)

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Projeto Letramento em Programação forma alunos da rede municipal de Marau

Parceria entre a Prefeitura, IMED e Instituto Ayrton Senna busca promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional.

No dia 1º de novembro aconteceu a formatura do Letramento em Programação. Aproximadamente 650 alunos de 12 cidades da região, entre eles estudantes de Marau, receberam seus certificados de conclusão em cerimônia realizada no Gran Palazzo Centro de Eventos, na cidade de Passo Fundo.

O século 21 exige que as novas gerações dominem múltiplas linguagens, entre elas a linguagem computacional. Dessa forma, crianças e jovens poderão ser mais que usuários, criadores de tecnologias capazes de atender as novas demandas do mundo e transformar realidades.

Essa solução busca promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental, contribuindo para sua educação integral.

Além da prática da programação, os alunos e educadores desenvolvem, de maneira integrada, competências cognitivas e socioemocionais fundamentais para a vida no século 21, como criatividade, resolução de problemas, colaboração e persistência.

Da cidade de Marau os alunos participantes concluíram os módulos I, II e III. As aulas acontecem semanalmente no Centro de Referência da Criança e Adolescente Romilda S. Mistura/Programa AABB Comunidade e são ministradas pelos instrutores Diego Grzibowski e Ramon Fioravanso. O Letramento em Programação é desenvolvido no município de Marau através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Imed e o Instituto Airton Senna.

Ainda, no dia 06 de novembro, no AABB Comunidade, aconteceu a exposição com explicações sobre os trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano letivo. Na oportunidade, os alunos do Letramento explanaram para os alunos das oficinas como criam os jogos, histórias e aplicativos.

Conforme a BNCC – Base Nacional Comum Curricular- reconhecer o domínio do universo digital com uso qualificado e ético das diversas ferramentas é uma das dez competências a ser desenvolvida. Através dessas atividades os alunos precisam compreender o impacto da tecnologia em suas vidas e na sociedade.

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