Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Pagamento do IPTU em Marau inicia no mês de abril

Até o início de abril, todos os carnês deverão ser entregues pelos Correios. Para pagamento em cota única o desconto chega a 8%.

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) 2019 em Marau inicia no mês de abril. A Prefeitura irá proporcionar descontos e opções de parcelamento para a quitação do imposto. O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única até 22 de abril terá 8% de desconto. Já para quem escolher quitar o valor até 20 de maio o desconto será de 6%. Ainda haverá a oportunidade de parcelamento em quatro vezes, sem desconto, com vencimentos nos dias 20 de maio, 21 de junho, 22 de julho e 20 de agosto.

A meta é que até o início do mês de abril todos os contribuintes tenham recebido, através dos Correios, os carnês para pagamento. A Prefeitura também disponibilizará em seu site a opção de impressão dos boletos na aba Serviços – Área Tributária. Após o encerramento das entregas, no mês de abril, os carnês que não forem entregues, por qualquer motivo, serão devolvidos pelo Correio e estarão disponíveis para retirada na Prefeitura. 

Até o vencimento, os boletos podem ser pagos nas casas lotéricas. Para clientes das agências Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi, é possível pagar utilizando o autoatendimento ou buscar outras formas de pagamento junto ao seu banco de relacionamento. Após o vencimento, é preciso comparecer na Prefeitura de Marau para atualizar as guias.

O Município de Marau tem 22.803 imóveis cadastrados e tributados para pagamento de IPTU. Destes 1.301 estão isentos, segundo determina legislação vigente. Para obter a isenção, o cidadão precisa se enquadrar em uma das seguintes normas, sendo que em todas deve ser proprietário de apenas um imóvel no município e o utilize como sua residência: possuir renda familiar igual ou inferior a 02 salários mínimos nacionais; ser portador de deficiência física ou possuir no quadro familiar algum membro portador de deficiência física, desde que possua renda familiar de até 05 salários mínimos nacionais; aposentado ou pensionista com renda familiar mensal igual ou inferior a 05 (cinco) salários mínimos nacionais; seja portador ou possua no quadro familiar algum membro portador de doença especificada em Lei. As informações podem ser obtidas diretamente na Prefeitura. 

Caso o contribuinte tenha débitos de IPTU de anos anteriores, deve procurar o setor de atendimento da Prefeitura e buscar o parcelamento dos valores em aberto.

As receitas públicas são compostas de recursos financeiros que entram nos cofres públicos oriundos de diversas fontes, com a finalidade de suprir as despesas orçamentárias, e sendo assim, as necessidades básicas dos cidadãos. O IPTU é um dos tributos mais importantes na receita tributária municipal. Em Marau corresponde a aproximadamente 7% do Orçamento anual, sendo que os valores são investidos em melhorias nas áreas da saúde, da educação e em melhorias nos bairros e no interior.

WhatsApp Image 2019 01 16 at 14.52.31

0
0
0
s2sdefault
Categoria: