Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Plano de Mobilidade Urbana de Marau chega à sua reta final

Marauenses poderão opinar sobre mudanças no trânsito, em audiência pública no dia 30 de abril, na Casa da Cultura.

A Prefeitura de Marau está concluindo o trabalho de elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A proposta inicial será apresentada à população durante audiência pública, a ser realizada em 30 de abril, às 9 horas, na Casa da Cultura.

Durante a audiência a prefeitura espera ouvir várias sugestões vindas da comunidade. De forma simples, Mobilidade Urbana é o conjunto de condições criadas para que as pessoas possam se locomover dentro de uma cidade. Isso engloba veículos e pedestres.

A Prefeitura elaborou um minucioso estudo para tornar Marau uma cidade mais organizada, segura e com locomoção adequada. Os estudos passaram por inúmeras etapas que incluíram visitas domiciliares, digitalização dos dados coletados e inventário físico de calçadas, sinalizações, paradas de ônibus, entre outros.

O Prefeito Iura Kurtz destaca a importância do Plano de Mobilidade Urbana para o bem-estar e a qualidade de vida da população: “Por influir diretamente na vida de todos a proposta deve ser elaborada de forma participativa e transparente, garantindo que os investimentos e o planejamento ocorram de forma ordenada e levem em conta as reais necessidades das pessoas”, ressaltou o Prefeito.

Todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes estão obrigados a elaborar seu Plano de Mobilidade Urbana. Esse estudo não se resume apenas às ações voltadas à melhoria do trânsito. Também abrange, necessariamente, várias políticas públicas que influenciarão diretamente na melhoria da qualidade de vida de toda a população.

O Plano de Mobilidade Urbana proporciona a locomoção com segurança e fluidez de todos os tipos de veículos, bem como dos pedestres, em suas diversas modalidades. Além disso, busca priorizar a preservação da vida, do meio ambiente e da paisagem urbana. Também é o instrumento para assegurar acesso amplo e democrático ao espaço municipal, garantindo acessibilidade universal e circulação ordenada de pessoas e mercadorias.

A Prefeitura informa que todas as propostas que forem apresentadas na audiência pública serão analisadas antes da elaboração da proposta final. “Após a apresentação da proposta à população, a Prefeitura encaminhará o projeto para ser apreciado pela Câmara de Vereadores”, explica o Prefeito Iura Kurtz.

Com a obtenção da aprovação pelo Poder Legislativo, o novo Plano de Mobilidade Urbana começará a ser colocado em prática em Marau, transformando para melhor os deslocamentos dentro da área urbana.

 MG 0310

0
0
0
s2sdefault
Categoria: