Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Projeto Conselho Tutelar Mirim é aberto oficialmente

Escolas Frei Wilson João e Honorino Pereira Borges são as participantes.

Na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, na Casa da Cultura foi aberto oficialmente a 3ª Edição do Projeto Conselho Tutelar Mirim que neste ano será realizado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Honorino Pereira Borges e Frei Wilson João Sperandio, sendo que as demais já participaram nos anos anteriores.

Sob o tema “Construir uma nova consciência política a partir do conhecimento e da prática do Estatuto da Criança e do Adolescente”, o projeto tem como objetivo fazer com que a comunidade escolar saiba mais a respeito das atribuições do Conselho Tutelar, desenvolvendo um trabalho nas escolas, onde se acredita esclarecer as crianças e adolescentes sobre seus direitos e orientando também sobre seus deveres, além de levar ao conhecimento o que é rede de proteção, quem faz parte dela e qual a importância de cada setor.

Dando início às atividades, após a execução do Hino Nacional, coube aos alunos Daniel Ramos da Conceição e Jardel Pavão interpretarem o Hino do Conselho Tutelar em libras, acompanhado da professora Patrícia Rosa Nunes.

A mesa de autoridades contou com o Vice-prefeito Rui Carlos Gouvêa, representando o Prefeito Iura Kurtz que devido a compromissos anteriormente assumidos na Capital Gaúcha não pode estar presente, Presidente do Legislativo, Josiane Bedin, Presidente do Conselho Tutelar de Marau Rocheli Beatriz Zanin, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Rafael Falquembach, Presidente da ACONTURS/Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul Jeferson Machado e a Secretária de Educação Simone Costenaro Ribeiro.

Os conselheiros Cleomar Giolo, Eunice Vedana Marin, que ocupa vaga de Elisa Regina Orsatto Posser, que se encontra em férias, José Pedro Thomé e Mauro Knoff Pires também marcaram presença.

A partir de agora, os alunos passarão pelas mesmas fases da eleição do Conselho Tutelar. Juntamente com os professores, realizarão um estudo mais aprofundado a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Após, participarão de debate e palestras com setores envolvidos e depois disso, realizam suas inscrições e concretizam uma prova escrita, cujos os aprovados se tornarão candidatos a Conselheiro Tutelar Mirim. Após esse processo, haverá a eleição onde os três mais votados da Frei Wilson João e os dois mais votados da Honorino serão os eleitos.

Na ocasião também houve a entrega de certificado Amigo do Conselho Tutelar para a Deputada Federal Liziane Bayer, representada pela assessora Michelle Marques Gonçalves, Deputados Estaduais Sérgio Turra representado pelo vereador Anderson Rodigheri e Vilmar Zanchin representado pelo vereador Antônio Borella De Conto.

Ao final, a professora Patrícia Rosa Nunes e os alunos Daniel Ramos da Conceição e Jardel Pavão interpretaram em libras a música “Noites Traiçoeiras” do Padre Marcelo Rossi.

O evento foi encerrado com a peça “Jogo da Vida” do grupo de teatro Arte Livre sobre as atribuições do conselho tutelar.

A posse dos conselheiros mirins eleitos está agendada para o dia 19 de julho, 8h30min, na Casa da Cultura.

Conselho Tutelar

0
0
0
s2sdefault
Categoria: