Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Prefeitura de Marau cria programa de apoio à Agroindústria Familiar

O Governo Municipal vai pagar 20% do recurso total de financiamento realizado pelo produtor. Se no núcleo familiar houver jovem residindo no interior, o reembolso sobre para 30%.

A produção das agroindústrias familiares é de extrema importância para a economia e turismo do município, sendo fonte de subsistência para inúmeras famílias marauenses. Por isso a Prefeitura de Marau e a EMATER estão trabalhando na instalação do Programa Municipal de Agroindústria Familiar/PROMAF.

Esse Programa tem por objetivo apoiar a implantação de novas agroindústrias familiares, assim como fortalecer aquelas já existentes no município. Visa também fomentar a legalização, proporcionar a qualificação profissional dos beneficiários, provendo assistência técnica e extensão rural a todos os públicos do programa.

Criado para apoiar a realização de projetos de financiamento junto às instituições financeiras e órgãos dos governos federal e estadual, o PROMAF irá viabilizar investimentos necessários para a implantação, ampliação e adequação das agroindústrias familiares. Vai ainda apoiar a comercialização dos produtos em programas institucionais como PNAE, PAA, feiras, eventos e pontos de comercialização. Como complemento importante, o PROMAF apoiará a criação de um Selo de Qualidade para as mercadorias agrícolas industrializadas pelos produtores familiares.

A Prefeitura vai pagar parte das despesas decorrentes de financiamentos bancários obtidos pelos produtores em até 20% do recurso total utilizado na construção e reforma da agroindústria familiar. Para as propriedades cujo núcleo familiar apresentar jovens, de 16 a 35 anos, residentes no meio rural, o Município vai reembolsar 30% do valor financiado.

Segundo o Prefeito de Marau, o Interior vem recebendo investimentos inéditos da Prefeitura, como a chegada da internet e das câmeras de segurança. “Agora esse novo programa é uma oportunidade de crescimento ao produtor rural, voltada às agroindústrias familiares. Ao mesmo tempo, também é um importante incentivo para manter os jovens no campo, uma vez que para estas famílias o subsídio será maior”, destacou Iura Kurtz.

Para se enquadrar nestes benefícios há normas constantes em legislação e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para saber a documentação necessária e o trâmite correto para fazer a solicitação. O Prefeito Iura Kurtz já promulgou e publicou a Lei que instituiu o programa.

A idealização do projeto contou com a participação da EMATER e teve aprovação do Conselho Municipal Agropecuária, demonstrando a grande importância da matéria para o setor.

Feira site

0
0
0
s2sdefault
Categoria: