
Aulas combinam conhecimento técnico e desenvolvimento de lideranças
Mais de 40 jovens residentes nas comunidades rurais de Marau participam das atividades do Programa Jovem do Agro, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Marau e o Instituto Manager. Iniciado em 2025, o programa conta com duas turmas ativas, com aulas realizadas nos distritos de São Miguel e Veado Pardo, atendendo também estudantes das demais comunidades do interior do município.
Com atividades práticas e teóricas, o programa aborda temas como manejo de solo, mecanização agrícola, manejo animal, culturas de verão e inverno, entre outros. Conforme destaca o vice-prefeito e secretário de Agricultura de Marau, Vilmo Zanchin, essas temáticas são essenciais para a formação de novos talentos na agricultura marauense.
“O Programa Jovem do Agro é um investimento no futuro da nossa agricultura. Ao capacitar os jovens, fortalecemos a sucessão familiar no campo, incentivamos a inovação nas propriedades rurais e contribuímos para o desenvolvimento do agronegócio, um setor fundamental para a nossa economia”, ressaltou o vice-prefeito.
Durante as atividades, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática, participando de dinâmicas, projetos e exercícios que estimulam o protagonismo e a liderança, além das aulas teóricas que complementam e consolidam os conhecimentos adquiridos.
Além do incentivo da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o projeto conta com o acompanhamento da Secretaria de Educação. Segundo a secretária Francinete Oneda, o programa contribui para preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do meio rural:
“Queremos que esses jovens tenham incentivo, desenvolvam seu protagonismo, inovem e, principalmente, que desejem permanecer no campo, dando continuidade ao trabalho iniciado por seus pais”, destacou a secretária de Educação.
As aulas são conduzidas em parceria com a professora Letícia Debona, do Instituto Manager, que acompanha os estudantes em uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. O curso tem duração de um ano. No entanto, a Prefeitura de Marau já estuda a possibilidade de renovar a parceria para garantir a continuidade da formação dos alunos que ingressaram em 2025, além de ampliar o atendimento para que mais jovens possam participar do programa.






