Prefeitura de Marau (RS)

A partir desta quarta-feira as aulas em toda a rede pública municipal de ensino estão suspensas. A decisão ocorreu nesta tarde em reunião da Comissão do Centro de Operações de Emergência COVID 2019.  Uma série de ações são adotadas para prevenir o novo Coronavírus.

A Prefeitura de Marau e o COE/Comissão do Centro de Operações de Emergência COVID 2019 definiu nesta segunda-feira que as aulas da rede municipal serão suspensas por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (18/03), assim como as atividades do Projeto AABB Comunidade. A decisão visa a prevenção contra o novo Coronavírus. É recomendado que os alunos e familiares mantenham-se reclusos durante este período, evitando compromissos sociais e profissionais. 

O assunto foi debatido nesta tarde em reunião realizada na Prefeitura com a presença dos membros da Comissão do Centro de Operações de Emergência, formado por especialistas para acompanhar e traçar estratégias de combate e prevenção ao novo vírus.

Na última sexta-feira, também foi anunciada a suspensão de todas as atividades promovidas pela Prefeitura como eventos esportivos, seminários e toda ação que envolva aglomerações. A medida inclui encontros de grupos de idosos, através do Lazer e Convivência e o Centro do Idoso.

A Prefeitura e o Comitê também recomendam que as instituições de ensino particulares, comunidades e outras instituições que reúnam grande público suspendam as atividades e evitem a aglomeração de pessoas.

Nesta segunda-feira, também o Governo do Estado do Rio Grande do Sul suspendeu as aulas em toda a Rede Estadual a partir da quinta-feira, 19 de março.

É importante frisar que já há casos suspeitos em investigação na cidade de Marau, porém nenhuma confirmação até o momento. Todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar os efeitos do contágio.

Sintomas

Os sinais e sintomas do Coronavírus são: febre alta, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, podendo incluir calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo e diarreia. A pessoa com o Coronavírus pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com os sintomas da doença, em isolamento domiciliar.

Prevenção

– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, use um desinfetante à base de álcool 70%;

– Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo ou com o antebraço;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Evite compartilhar chimarrão;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Evite aglomerações.

Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente para Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone 156, para discussão entre as vigilâncias municipais e estaduais seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.

WhatsApp Image 2020 03 16 at 160733

0
0
0
s2sdefault