Obras foram produzidas por usuários do Centro de Atenção Psicossocial
Acontece na manhã deste sábado, 17/05, na Praça Municipal Dr. Elpídio Fialho, a exposição "Expressar é Libertar", organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Marau. São 14 obras, releituras de obras da pintora brasileira Tarsila do Amaral, que ficarão expostas entre 8h e 12h, na Praça Central.
A exposição é alusiva ao dia da Luta Antimanicomial, celebrada no dia 18 de maio, e traz obras feitas pelos usuários do Centro, durante as oficinas terapêuticas. Como explica a coordenadora do CAPS, psicóloga Lori Ane Vargas de Freitas, as atividades artísticas são ótimas ferramentas de desenvolvimento para os usuários do CAPS, que exercitam a expressão e a comunicação.
“A arte oferece meios para que pessoas com sofrimento psíquico expressem seus sentimentos, histórias e percepções, muitas vezes difíceis de comunicar por palavras. Isso fortalece sua identidade e humanidade, contrariando a lógica manicomial de silenciamento e exclusão”, explica Lori.
Na ocasião, além da exposição das obras, serão entregues panfletos informativos sobre a Luta Antimanicomial e a divulgação sobre os serviços oferecidos pelo CAPS.